10.11.08

Massacres em África

Acabei ontem de ler este livro de Felícia Cabrita.
Relata a história não oficial de África. O seu relato inicia-se na década de 50 com os massacres de Batepá (São Tomé). Relata a chacina da UPA em 1961 sobre os colonos portugueses. Passa pela luta na Guiné, descobre os sobreviventes do massacre de Wiriyamu que ceifou a vida de centenas de moçambicanos. O livro termina com o conflito colonial e o regresso dos portugueses à metrópole, mas a guerra civil continua a fazer vítimas, sendo uma delas Sita Valles (militante do PCP assinada em 1977 na prisão de Luanda) e Eduardo (portugês, com 14 anos, assinado pela UNITA em 2001).

Jornalista de profissão (semanário SOL), passou pelo Expresso, revista a Grande reportagem e pela estação de televisão SIC.

É um livro chocante, frio, cruel e aterrador. Ler os relatos dos sobreviventes e conhecer as suas histórias, ler as atrocidades e os crimes contra a humanidade que foram cometidos naquele pedaço de terra chamado África aterrorizam qualquer mortal.

É, para mim, uma leitura quase obrigatória, pois para quem desconhece, tal como eu, a história de África ficará a conhecer uns colonos que tudo fizeram menos colonizar, e a revolta de um povo que era escravo na sua própria "casa".

É violento mas uma história que me tocou e emocionou pois nunca julguei, ou nunca quis acreditar, que o ser humano fosse capaz de tais atrocidades.


Nenhum comentário: